segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"PARABÉNS PETROLINA" 114 ANOS.

Petrolina comemora 114 anos nesta segunda (21)

Desfile de aniversário, Fórum Regional de Cultura e Teatro são destaques da programação

O 5º Festival da Primavera em Petrolina, no Sertão do São Francisco, chega ao seu quarto dia em ritmo de comemoração. A cidade escolhida para sediar o Festival Pernambuco Nação Cultural chega aos 114 anos de emancipação política e a comemoração começa cedo, com alvorada festiva às 5h, ao som da Philarmônica 21 de Setembro. Logo depois, às 8h, acontece o desfile de aniversário pelas ruas do centro, com concentração na Praça das Algarobas.

Durante todo o dia, o auditório da recebe o Fórum Regional de Cultura, em que gestores, classe artística e produtores discutem os direcionamentos da política pública de cultura. Além de Petrolina, participam sete municípios da região do sertão de São Francisco.

A partir das 15h, a programação da prefeitura de Petrolina traz os shows das bandas Garota Safada, Fogo de Mulher e Psirico no Palco Principal.

TEATRO – Não são só os shows que agitam Petrolina durante os nove dias do 5º Festival de Primavera. Escolhida para sediar o Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão de São Francisco, Petrolina abre espaço também para a cultura popular, com cortejo de agremiações, para a formação cultural, através de oficinas institucionais, e também, é claro, para as Artes Cênicas. Para quem curte teatro, o festival preparou uma programação especial, que vai da segunda (21) à quinta-feira (24), com peças acontecendo à tarde e à noite no Teatro do SESC Petrolina.

Na segunda-feira (21) quem abre a programação é o espetáculo Frever, da Cia Balançarte, de Petrolina. O espetáculo começa às 19h30 e traz para o público uma releitura sobre um ritmo genuinamente pernambucano: o frevo. O próprio nome já brinca com o tema, misturando o verbo “ferver” ao substantivo “frevo”. Logo após essa apresentação, a Companhia de Dança do Sesc traz, às 20h, “Fuá na Casa de Zé Mané”. Com 13 anos de existência, a companhia já apresentou esse espetáculo em vários lugares, sempre com sucesso de público.

Fuá é um forró bem animado e Zé Mané é um matuto festeiro. O resultado é uma musicalidade bem regional, retratando a identidade do nordestino. A coreografia passeia por uma linguagem contemporânea popular e bem-humorada.