quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ANIVERSÁRIO DE PETROLINA

Petrolina festeja 114 anos com vasta programação
Publicado em 16.09.2009, às 21h45
Roseanne Albuquerque
Do Núcleo SJCC/ Petrolina

Uma ampla e eclética programação cultural deve marcar a passagem dos 114 anos de Petrolina, Sertão do Estado. A data da emancipação é 21 de setembro, mas a festança no município começa mesmo já nesta sexta (18), com o pontapé inicial a cargo da 5ª edição do Festival da Primavera (Festvale), que esse ano ganha um plus com as atrações do Festival Pernambuco Nação Cultural, desenvolvido pela Fundarpe. Quinze agremiações representando as cidades de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó , Lagoa Grande e Orocó farão parte do Cortejo Cultural que abre os festejos. A concentração será na tarde desta sexta, na Praça do Galo. O desfile passará por ruas do centro da cidade e deve finalizar na Concha Acústica, onde o escritor Ariano Suassuna deverá apresentar uma aula espetáculo.

"Estamos muito felizes em podermos presentear os cidadãos de Petrolina e daqui da região com uma programação bastante diversificada, que prioriza acima de tudo, a valorização de nossas raízes. Conseguimos formatar essa parceria junto a Fundarpe e, na realidade, antecipamos a negociação de um evento que aconteceria apenas em Outubro, que é o Festival Pernambuco Nação Cultural. Sem dúvida alguma, um grande presente para a cidade. E o interessante é que vai possibilitar com que grupos culturais de cidades co-irmãs participem, num grande abraço a Petrolina. Afinal, temos uma história bastante integrada", avalia o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães.

A programação cultural segue até o dia 26 e será distribuída por diversos ambientes a exemplo da Concha Acústica, Parque Josepha Coelho, Porta do Rio (Orla de Petrolina), teatro do Sesc. Daqui até lá estão agendados espetáculos teatrais, apresentações culturais diversas, arrastão de quadrilhas juninas, fórum de cultura, exposições e shows musicais para diferentes faixas etárias. Neste dia 18, a programação conta com Geraldo Azevedo e também Maciel Melo. Para quem pretende curtir os shows é bom colocar na agenda as apresentações de Almir (Ex Fevers), Adilsom Ramos, Apocalipse Reggae, Psirico, Garota Safada, Matingueiros, Nação Zumbi, Fabiana Santiago, dentre outros.

A estimativa dos organizadores é de que pelo menos um público de dez mil pessoas possa comparecer aos eventos programados para o aniversário de Petrolina. Para garantir a segurança no período de comemorações, a prefeitura do município conta com a parceria das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e Guarda Municipal.

"Vamos estar com guarnições disponibilizadas, todo o planejamento já foi desenvolvido. Vale destacar que ainda contaremos com o reforço dos alunos do Curso de Formação de Soldados que estão atuando aqui no município. A gente espera, a exemplo de outros eventos de grande porte que habitualmente acontecem na cidade, que o clima seja de muita alegria, mas sobretudo, de paz", frisa o comandante do 5 Batalhão da PM, tenente coronel Carlos Pereira.

DESFILE - Um dos mais tradicionais eventos do aniversário de Petrolina é o desfile que acontece no dia 21(segunda) e agrega a participação de escolas públicas e particulares, além de agremiações e clubes de serviços existentes na cidade. Este ano o tema será "Petrolina desfila seus valores". A proposta é render homenagens a personalidades que integram a história da cidade, a exemplo da artesã Ana das Carrancas, morta no ano passado.

"Temos a expectativa de vivenciarmos um grande desfile, graças às parcerias que foram executadas", frisa o coordenador do desfile, Antonio Rodrigues.

A concentração do desfile acontecerá na Praça das Algarobas e o percurso da apresentação será na avenida Gaurarapes. Do município já confirmaram presença 19 escolas, o que deve agregar cerca de 490 estudantes. Vinte e dois profissionais da secretaria de Educação de Petrolina atuarão na organização do desfile, que tem previsão de término por volta das 13h.

Além das escolas, devem marcar presença no desfile de aniversário de Petrolina, bandas de fanfarras de Juazeiro, Clube dos Fusqueteiros (trazendo uma homenagem ao Monsenhor Bernardino Padilha da Luz), Clubes de Motociclistas, escoteiros mirins.

COLETIVA - O cantor e compositor petrolinense Geraldo Azevedo, uma das grandes atrações do Festival da Primavera, recebe a imprensa de Petrolina e região para uma entrevista coletiva, nesta quinta (17), às 18h, no terraço do Hotel JB, centro da cidade. Na ocasião, o artista vai falar sobre a expectativa do show de abertura dos festejos do aniversário de Petrolina, além de detalhes sobre seu DVD, o primeiro solo em 36 anos de carreira.