domingo, 1 de março de 2009

TARGINO GONDIM


Lançado oficialmente em Juazeiro o 1º Festival Internacional da Sanfona
Sex, 27 de Fevereiro de 2009 13:20

O lançamento aconteceu no Bar Alpendre nesta sexta(27) para a imprensa regional. Foi servido um café da manhã e logo depois uma apresentação dos coordenadores do evento, Celso Carvalho e Targino Gondim que falaram sobre a idéia do festival.


Carvalho fez um resgate da história da sanfona em várias culturas, destacando a importância do instrumento na Europa, nos Estados Unidos Canadá e a influência dele no Brasil, especialmente no Sul e no Nordeste onde se transformou num símbolo não só da música, mas da cultura Nordestina.


Celso explicou que nomes já consagrados da sanfona como Sivuca e Dominguinhos, respectivamente, contemporâneo e discípulo de Luiz Gonzaga, são exemplos da influência que a sanfona exerce sobre o Nordeste e sobre o Brasil.


Segundo Targino Gondim, o festival é uma oportunidade na só de valorização da música Nordestina e brasileira, mas de mostrar os novos talentos da região para o país. Ele destacou a vinda do artista italiano Mirco Patarini, como um esforço da coordenação, para dá ao festival uma conotação internacional, abrindo espaço para que nas próximas edições, outros grandes nomes da música internacional possam estar em Juazeiro.


Para o jornaista Paulo Gondim, um dos coordenadores do evento, profissionais da grande imprensa do país irã cobrir o evento em. Veículos de comunicação como Folha de São Paulo, Rede Globo de Televisão, TV Brasil e TV Educativa de Salvador, são alguns que já confirmaram a presença.



De acordo com Gondim , a notícia é animadora, mas enfatizou que a divulgação do festival por parte dos profissionais da região é tão ou mais importante do que a grande mídia. “ Precisamos mostrar a força que a música de sanfona tem nas nossas comunidades. Isso vai se refletir no público que irá comparecer aos shows. A divulgação em Juazeiro e Petrolina será fundamental”. Afirmou Gondim.


A entrada em todas as apresentações é gratuita. Além dos shows, o público vai contar com atividades formativas, como exposições, oficinas práticas e palestras como a do jornalista Fernando Gasparini, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense que vai abordar o tema: “Sivuca, Música e História”.


O Pesquisador José Nobre fala sobre a “Vasta obra de Luiz Gonzaga”. As outras novidades são: o Concerto Solo com Mico Patarini, no dia 17 de março, às 20h no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro. Já no dia 19 e março, às 20h gravação do DVD “Simplesmente Assim”, com Targino Gondim e os convidados Elba Ramalho e Peu Meurray.


O Festival Internacional da Sanfona acontece de 16 a 21 de março de 2009 na Orla de Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. As exposições irão acontecer no River Shopping em Petrolina.

Confira o video