sábado, 7 de março de 2009

NOVA RECEITA DE SARDINHAS O2

É bem verdade que o "mundo é feito de mudança"!


Até as sardinhas, cuja época começava em Abril e se estendia até Setembro, hoje, não estão gordas e saborosas antes de Junho e estendem o período de excelência quase até ao Inverno.


Fruto das mudanças climáticas ou de outra coisa qualquer, o certo é que estavam gordas e fresquíssimas, duras e retorcidas na banca do mercado e eu, perante a evidência, quebrei o defeso e comprei sardinhas a meio de Novembro!


Como assar sardinhas está fora de questão em apartamento citadino e não me apetecia fritá-las (até porque eram muito grandes), dei uma volta pela Net e, aqui e aqui, encontrei algo que eu só conhecia com outros peixes e que eu adoro: Ceviche, neste caso de sardinha.


O Ceviche (ou Seviche, ou Sebiche) é um prato de peixe em marinado cítrico, originário do Perú mas que se estendeu a toda a América do Sul e Central e depois ao mundo inteiro. Normalmente usado na Europa como entrada, é usado originalmente como prato principal e foi assim que o encarei.
A receita que se segue foi fruto de várias experiências, principalmente nas questões dos tempos de salmoura e marinada, o resultado foi uma aprovação unânime e entusiástica, até por quem não gosta de peixe crú.


Ingredientes:


12 Sardinhas frescas, grandes.
2dl de Sumo de Limão
1dl de Vinagre de vinho
1 Pimento Vermelho
6 Malaguetas frescas, sem sementes
6 dentes de Alho
Pimenta
Salsa
Louro
Sal
2dl de Azeite Extra Virgem


Preparação:


Escame cuidadosamente as sardinhas passando delicadamnte com os bicos de um garfo sob água corrente. Corte a cabeça e retire as vísceras. Escale a sardinha, retire a espinha e as espinhas finas da barriga e apare o filete com uma tesoura o que remove as barbatanas peitorais e ventrais. Lave bem e disponha os filetes com a pele para baixo num sítio que permita o escoamento de todo o líquido que se formar. Salgue com abundante sal grosso e deixe escorrer durante, exactamente, 90 minutos.


Lave as sardinhas do sal aderente, seque-as e disponha-as justapostas num recipiente onde ocupem quase todo o espaço. Regue com a mistura de limão e vinagre de modo a ficarem bem cobertas e imersas e deixe por, exactamente, 3 horas, no frigorífico.
Escorra bem da marinada e ponha-os então em azeite temperado com os restantes ingredientes e temperos, bem imersas, durante um mínimo de 2 dias antes do consumo, à temperatura ambiente.


Sirva como aperitivo, entrada ou prato. Eu acompanhei com batata cozida, cebola crua e talins, tudo regado com o azeite onde o peixe estagiou.


Nota:


Se fizer Ceviche com outros peixes mais duros, linguado, salmão, garoupa, pescada, camarão, o período de desidratação no sal é dispensável e passa logo à marinada que, neste caso, também leva sal. No caso do atum, bastam 60 minutos de sal e 4 horas de marinada.
Em qualquer caso, para o bom resultado final a frescura absoluta do peixe é indispensável, não sendo exequível com peixe congelado.






Ler mais > Avaliar esta receita :

Votre commentaire :




Adicionar ao meu livro de receitas
Imprimer cette page
Enviar esta receita a um amigo
Fazer uma pergunta ao autor
share on Facebook






Receitas semelhantes Petingas Fritas com Arroz de Tomate Adicionado 07/08/2008 16:49:00

Quando vos disse que estes aqui eram um dos meus pratos preferidos estava a esquecer-me completamente destas meninas... ... que adoro! Só foi preciso arranjá-las (a Maria fez isso - tirou-lhes guelras e tripas), lavá-las, passá-las[...]
http://cozinhadanna.blogspot.com/2008/08/peti...

Ceviche de camarão Adicionado 28/06/2008 20:31:00

É uma receita muito fresca, ideal para dias quentes. Tem origem no Peru, e esta adaptação foge às receitas tradicionais, mas a base de peixe cru, citrinos, cebola e piri-piri está cá. A ideia base é que o ácido cítrico ?cozinha? o peixe e deixa[...]
http://cozinhacomtomates.blogspot.com/2008/06...

Ceviche de sardinhas Adicionado 20/12/2006 22:13:00

I N G R E D I E N T E S Sardinhas frescas Sal grosso Vinagre de vinho branco Azeite de oliva Alho fatiado em lâminas finas Pimenta ?dedo de moça?cortada em rodelas finas Pimenta em grão ( rosa,branca e do reino) Ramo de[...]
http://senhorprendado.blogspot.com/2006/12/se...

Ceviche de Linguado com Chips de Mandioquinha Adicionado 28/10/2008 16:11:00

Com menos de um mês para me me formar no meu Curso de Gastronomia, a saudade já está super apertada! Apesar de todos os pesares, aprendi muito e fiz amizades que com certeza são para vida toda. Com a ânsia de experimentar novas receitas, acabo não[...]
http://mixdepimentas.blogspot.com/2008/10/cev...

Arroz de sardinhas Adicionado 03/11/2008 10:00:00

Sardinhas arroz tomate pimento cebola alho azeite sal vinho branco salsa piri-piri (a gosto) Amanham-se e limpam-se bem as sardinhas, separando as cabeças e as espinhas. As cabeças e as espinhas são colocadas em água e vão a ferver com sal. Faz-se[...]
http://receitaselinks.blogspot.com/2008/11/ar...