domingo, 19 de junho de 2011

SÃO JOÃO DEPETROLINA 2011.

Secretário dá detalhes sobre São João de Petrolina 2011
Sex, 29 de Abril de 2011 10:35

Da redação

O período de festejos juninos de Petrolina terá início em 27 de maio e só terminará em 17 de julho, anunciou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio, em entrevista ao Nossa Voz da Grande Rio FM. Além disso, haverá uma diminuição drástica no número de polos do São João dos Bairros: serão apenas 07 – 04 na zona urbana, 02 no interior (região de Sequeiro) e 01 nos projetos.

Segundo o titular da pasta, esse novo modelo foi definido em reunião com cerca de 70 lideranças comunitárias e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Ordem Pública.

Ficou definido que será aberto um edital para recebimento de projetos enviados pelas Associações de Moradores e caso sejam enviados mais do que o número máximo, será feito o sorteio entre os que atenderem a todos os pré-requisitos, entre eles, maior número de bairros, maior união de líderes e melhor infraestrutura. A análise dos melhores projetos será feita por uma comissão, formada por um representante da Sedectur e dois da Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe). Apenas os selecionados receberão apoio financeiro.

As novidades não agradaram a todos. Muitos líderes comunitários deixaram a reunião bastante decepcionados, alegando que o modelo anterior era mais democrático. Porém para Luís Cláudio, trata-se de uma adequação às determinações do Ministério Público Estadual após solicitações da Polícia Militar, que alegou não conseguir prover segurança adequada a nenhum evento do ano passado devido à quantidade excessiva de festas. “Petrolina tem 5.500 km², é 26 vezes maior que Recife. A única solução para continuar fazendo as festas é dessa forma”, disse o secretário.

Ainda segundo Cláudio, o período junino de Petrolina não pode ser apenas focado na festa oficial e no São João dos Bairros. “Teremos Concurso de Sanfoneiros, Concurso de Quadrilhas, o Forró do Beco, a Jecana do Capim e a prefeitura participará integralmente, dando apoio a todos”, completou. Porém, alegou que de hoje até segunda-feira receberá sugestões dos líderes comunitários.