sábado, 6 de março de 2010

O nome dele é Mael Santy e está em seu sétimo trabalho

CD Mael SantyO cantor, compositor e produtor cultural Mael Santy acaba de lançar seu mais novo trabalho – o sétimo de sua carreira. Intitulado Mael Santy e os Incríveis do Baile, o novo CD é um registro ao vivo do artista.
Como o título sugere, o novo trabalho de Santy é um resgate às baladas inesquecíveis dos anos 50 e 60. Estão lá, por exemplo, La Bamba e Donna (de Richtie Vallens). A Jovem Guarda também foi lembrada, com Gatinha Manhosa (de Erasmo Carlos) e Vem Quente que eu estou fervendo (de Carlos Imperial e Eduardo Araújo), sucesso na voz de Roberto Carlos. Até Raul Seixas ganhou homenagem de Santy, com Medo da Chuva.
Mas o CD traz também canções inéditas de Santy. Uma delas, Conselho para um amigo, foi feita em parceria com Paulo Soares. Já A vida é nada sem você teve a colaboração de Marcos José. “Cada trabalho lançado é mais uma guerra vencida, uma vez que os artistas, em sua grande maioria, não contam com apoio institucional e são poucas empresas, públicas e privadas, que acreditam na cultura. Além da burocracia governamental para aprovar um projeto”, critica o cantor.
Natural de São José de Belmonte (PE), Santy chegou a Petrolina ainda criança e herdou a vocação artística do pai, o poeta de cordel José Ferreira, e do tio Nenel Braga, cantor da Jovem Guarda. Já cantou em coral de igreja, bandas de bailes e grupos musicais, até se lançar em carreira-solo. Até agora foram seis discos e duas coletâneas – entre elas Sensibilidade, O Vagabundo e Dose Dupla – todas independentes. Sempre tocado nas FMs e AMs locais, Santy também aproveita o novo filão do século 21 para mostrar a cara: a Internet. Ele pode ser visto no You Tube com o clip Mael Santy, o Vagabundo, ou ainda nos blogs www.cantoreslocais.blogspot.com e www.cantormaelsanty.blogspot.com.