terça-feira, 4 de agosto de 2009

MÉTODO DE DESNTOPIMENTO DE CABEÇAS DE IMPRESSÃO DA EPSN

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
Autor: Gabriel Torres e Cássio Lima e Alexandre Souza
Tipo: Tutoriais Última Atualização: 26 de setembro de 2005
Página: 4 de 4 Ir para... Introdução Desmontando a Impressora Desmontando a Impressora (Cont.) Desentupindo a Cabeça de Impressão

Desentupindo a Cabeça de Impressão
Com a cabeça de impressão na mão, retire os cartuchos de tinta e dê um banho de álcool para retirar a tinta acumulada na superfície. Aproveite para dar uma conferida como funcionam as coisas no carro (aquele mecanismo complicado que fica embaixo das cabeças) ou reparar qualquer problema ali. Depois da limpeza, vamos para a parte complicada.

Primeiro você precisará fazer seu próprio desentupidor de cabeça de impressão Epson. Pegue uma seringa sem agulha de 10 cc ou 20 cc. Feito isso, vá até a loja de aeromodelo mais próxima e compre um pedaço de mangueira de combustível de aeromodelo. Para os que não sabem, essa mangueira é feita de silicone e é extremamente flexível. Corte um pedaço de aproximadamente 1,5 cm e coloque-a na ponta da seringa. Pronto! Você acaba de fazer seu próprio desentupidor de cabeça de impressão Epson.

Agora, vamos por a mão na massa.

Imagine as cabeças de impressão como um funil. Se você empurrar de baixo (parte menor) para cima (parte maior) é mais fácil do que se você empurrar de cima (parte maior) para baixo (parte menor). Você vai começar tentando injetar álcool isopropílico de cima para baixo (não é recomendado o álcool comum por conter água, podendo danificar o mecanismo). Você vai encher a seringa de álcool, encaixar a mangueira que você colocou na ponta da seringa no tubo que penetra o cartucho de tinta e forçar a saída de álcool pelo mesmo caminho da tinta. Se você observar embaixo, vai ver que existem vários furinhos que devem estar todos desobstruídos. Verifique isso injetando álcool por cima: deve sair álcool por todos os furos, sem faltar nenhum. Faça isso em todas cabeças do conjunto (sua impressora pode ter duas ou quatro cabeças, dependendo do modelo).

Caso algum furo esteja obstruído, não tente injetar álcool por baixo, mas procure PUXAR o álcool por baixo. Aí é a maior serventia da tal mangueira de combustível de aeromodelo. A mangueira é tão flexível (silicone) que ela forma uma excelente vedação ao seu redor. Com isso a sucção feita pela seringa é tão grande que puxa toda e qualquer obstrução que haja na cabeça. Note que NÃO ADIANTA TENTAR EMPURRAR PARA CIMA. A "boca" do funil fica virada para baixo (para o papel) e se você tentar empurrar álcool de baixo para cima vai entupir a cabeça mais ainda. O negocio é SUGAR a sujeira por baixo da cabeça. Note que se você tiver, ou fizer, uma bomba de vácuo é MUITO mais fácil, mas como somos "em desenvolvimento", vai o que está mais à mão.

Repita o procedimento até você ter certeza que TODOS os furos estão desobstruídos. Se você deixar um furo entupido e você terá de fazer seu trabalho todo de novo. E dá trabalho. Isso é um trabalho para 2 ou 3 horas, e é um procedimento que tem que ser feito com toda a calma e paciência.

Após você ter desentupido todos os furos, remonte calmamente a impressora, prestando atenção na correia dentada e nas travas do eixo do carro das cabeças. Tem que ficar no mesmo lugar que estava antes.

Depois de montada a impressora, coloque dois cartuchos NOVOS e ORIGINAIS no lugar, e faça o teste de limpeza da impressora umas 10 (sim, eu disse DEZ) vezes, para ter absoluta certeza que todos os jatos estão funcionando. Se todos os jatos estiverem funcionando, você pode carimbar a impressora com o selo de OK, e cobrar o justo valor ao seu cliente. Afinal, só uma cabeça colorida de impressora Epson Stylus Color 500, custa R$ 150 para as oficinas autorizadas!

Um outro detalhe importante: Todo técnico que conserta impressoras tem que conhecer as qualidades e limitações de cada impressora. E tem que recomendar ao cliente usar os suprimentos de melhor qualidade, sejam eles originais ou não. O suprimento alternativo pode até ser mais barato, mas eu raramente vejo uma impressora Epson entupida usando a tinta original. As matriciais já eram assim, a cabeça durava muito mais se usasse apenas as fitas originais – que eram ABSURDAMENTE de melhor qualidade. Mas esse é um outro papo...